sábado, 31 de dezembro de 2011

Android: Novidade para 2012



Android fará mais coisas através de comando de voz!

Melhores gráficos, melhores câmeras e um sistema mais completo de comandos de voz. Tudo isso também pode estar no futuro do sistema para smartphones da Google.

 



A mais recente versão do Android, 4.0 ou “Ice Cream Sandwich”, já está chegando às lojas pré-instalada no novíssimo Samsung Galaxy Nexus. E é apenas uma questão de tempo até que outros smartphones e tablets comecem a receber o sistema em uma atualização. Mas mesmo que o Ice Cream Sandwich tenha acabado de sair do freezer, nossos olhos já estão voltados para o futuro. A Google ainda tem muitas melhorias a fazer em seu sistema operacional e os usuários, que sempre querem mais, terão alguns de seus desejos atendidos em 2012.
Melhores gráficos, melhores câmeras e talvez um sistema de comando de voz aprimorado e similar ao Siri podem ser algumas das coisas que vem por aí. Veja o que esperar do robozinho verde no próximo ano.
Faça mais coisas usando sua voz
O Siri, recurso integrado pela Apple ao iPhone 4S, levou a ideia de comandos de voz às massas. Você pode apostar que a Google está trabalhando em algo similar para o Android. O Ice Cream Sandwich já tem transcrição instantânea de texto falado, e comandos de voz são parte do sistema desde o Android 2.0, mas eles não tem o “charme” que a Apple deu ao seu assistente pessoal.
Não devemos esperar uma secretária engraçadinha como a Siri, mas esperamos que a Google integre o reconhecimento de voz em um maior número de aplicativos. Um bom exemplo é o app Google Translate, que tem um “modo conversação” que permite traduzir o que você e uma outra pessoa falam para mais de 50 idiomas diferentes. Ele não é perfeito, mas nos dá uma boa idéia de como a Google pode usar o reconhecimento de voz para criar aplicativos cada vez melhores.
Câmeras aprimoradas
O aplicativo de câmera padrão do Android não é algo de que a Google deveria se orgulhar. É lento, desajeitado e tem poucas parâmetros que podem ser modificados. O Ice Cream Sandwich traz um aplicativo muito melhorado, com recursos como fotos panorâmicas, zero atraso no obturador e nenhuma espera entre as fotos.
Futuras versões do sistema poderão incluir detecção de faces e recursos mais avançados voltados aos fotógrafos mais experientes. Mas estas melhorias não se limitarão aos smartphones. Tablets com videochamada também produzirão imagens com foco e qualidade melhores, especialmente à medida em que adotem tecnologias de rede como 4G e LTE, que permitirão videochamadas móveis em alta-definição.
Melhor uso da aceleração por hardware
Já temos no mercado vários smartphones com processadores dual-core, mais infelizmente nem todos os aplicativos foram otimizados para tirar proveito do poder de processamento extra. Mas a partir do Ice Cream Sandwich a aceleração por hardware está habilitada por padrão em todo o sistema, o que significa que aplicativos rodarão de forma mais “suave” e o sistema será mais ágil, mesmo com múltiplos aplicativos abertos.
Aplicativos antigos terão de ser atualizados para conseguir um ganho de desempenho, e veremos uma diferença notável entre um aplicativo rodando em um smartphone single-core quando comparado a um aparelho dual-core.
Mais aparelhos
O Android é um sistema versátil, e já foi instalado em tudo de pendrives a robôs. Durante a Google I/O 2011 (uma conferência anual para desenvolvedores) a Google lançou a iniciativa Android@Home, que permitirá o uso do sistema em casas “inteligentes”. Elas se comunicarão com outros aparelhos Android usando um protocolo padrão, facilitando a vida dos moradores.
Alguns fabricantes de carros estão estudando o Android como base para os consoles multimídia em seus veículos, permitindo coisas como o compartilhamento de telas. Nossa regra é: se algo tem um chip, são grandes as chances de que alguém tente instalar o Android nele.
Interfaces mais leves
As interfaces que os fabricantes adicionam sobre o Android não são tão importantes, desde que não prejudiquem a experiência do usuário. Elas podem trazer vários recursos - como vimos nos tablets Honeycomb de fabricantes como a Samsung - mas também podem ser desajeitadas e deixar o aparelho mais lento. Mas como o Ice Cream Sandwich incorpora uma série de recursos úteis que antes só estavam disponíveis em aparelhos da HTC ou Samsung, as interfaces estão se tornando menos intrusivas.
Um bom exemplo é a MotoBLUR, da Motorola, que ao longo do tempo foi reduzido a uma “skin” leve sobre o sistema operacional, com uma tela inicial customizada e alguns widgets, que se integra bem ao restante da interface padrão do Android.
Lojas de conteúdo aprimoradas
Quando o assunto é mídia, o iOS é o rei. A iTunes Store tem não só apps, mas também músicas, filmes, séries de TV e livros. Com a chegada do Google Music, a Google está tentando criar um ecossistema similar para o Android.
Aos poucos o Android Market está se tornando o ponto central para tudo o que é relacionado à mídia. Nos EUA já é possível compar filmes lá, e não seria uma surpresa ver séries de TV e podcasts adicionados ao catálogo. Com isso, o Android seria um concorrente muito mais forte na categoria de media players, hoje dominada pelo iPod Touch.
Vai uma Jujuba?
Espere pelo menos duas atualizações do Android em 2012. Uma será provavelmente uma atualização incremental do Android 4.0, mas alguns observadores esperam uma outra versão com mudanças mais significativas. Segundo rumores o codinome é “Jelly Bean” (Jujuba), e já há quem diga que esta versão do Android irá “virar o jogo”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário